Topo

Em Teófilo Otoni, ha mais de 20 anos, uma reunião de oração acolhe a todos que buscam por respostas divinas, num lugar de inesgotável fonte de graça e vida...

Aceito o convite da minha amiga Adriana Pains para ir a uma reunião de oração. Atravessamos o centro da cidade e seguimos até a BR 116 com destino ao bairro Palmeiras. Chegamos ao portão do local, mas, não é possível ver a casa. Minha amiga abre o cadeado. Ela sabe onde fica a chave e insiste para que eu entre e não tenha medo dos cachorros. Ao fundo do quintal de terra batida com várias plantas, está a casa. As janelas estão abertas e acima da porta de entrada há um enfeite, uma telha de barro artesanal onde se lê: Seja Bem Vindo! Jesus te ama! Fico de pé olhando pela janela, a sala está cheia. São mulheres, jovens e algumas crianças. Uma senhora insiste pra que entremos e sentemos. Logo são providenciadas mais cadeiras. Percebo que é ela a dona da casa, Alda Rodrigues Dias, 70 anos. Espero que ela tome a direção da reunião e pregue. Mas, ela não faz isso.

Ou melhor, ela não é assim. A dinâmica da reunião se dá com o compartilhar de experiências. Os presentes são convidados a orar, testemunhar, dar uma palavra de fé, e assim, as pessoas vão adorando e honrado a Jesus Cristo. Cada um vai contando o que Ele tem feito, ou como tem sido fortalecido em meio as suas aflições. Uma irmã se levanta e canta um hino sem nenhum acompanhamento musical. A canção é entoada com tanta simplicidade e beleza que logo, todos começam a glorificar a Deus. A presença do Espírito Santo inunda o lugar. Me emociono e imagino como a igreja primitiva deveria realizar as suas reuniões. 

Sem equipamento de som, sem transmissão ao vivo pela TV ou internet. Sem roupas caras. Não é um ritual ensaiado e previsível. O motivo de estar ali é a busca da presença de Deus, adora-lo e ouvir Dele uma direção. A pregadora da tarde é alguém que conheço. A pastora Isabel Cristina Conde. Irmã Alda a apresenta e diz que a convidou para ser “boca de Deus naquela tarde”. A pastora fica de pé e relata como reuniões iguais aquela influenciaram a sua vida cristã. 

A reunião é conhecida como “Poço de Jacó”, segundo a bíblia, é o lugar onde Jesus diz a mulher Samaritana que era Ele a fonte inesgotável de vida. Segundo Luciene Rodrigues, filha da irmã Alda, esse nome foi dado porque a sua mãe assim sonhou e em poucos dias, após o sonho, uma frequentadora da reunião trouxe uma plaquinha escrita “Poço de Jacó”, oficializando assim o nome dos encontros. Tudo começou em 1993 quando hospedaram um missionário que se recuperava de uma enfermidade. As pessoas vinham para ouvirem a palavra de Deus e para orar. A família recebeu uma mensagem de Deus por meio deste missionário. O Senhor se agradava daqueles cultos e deveriam continuar a realiza-los. A irmã Alda, seu marido, Juvelino Pereira Dias e seus filhos, que moram em Teófilo Otoni, Luciene, Josilene, Josilane e Vanderlam, se alegram com as realizações dos cultos semanalmente. Houve um momento em que as reuniões foram pausadas, foi quando a família se mudou para o Rio de Janeiro. Partiram em 1998 e no ano seguinte, já estavam de volta. Neste mesmo período, a irmã Alda sofreu uma série de enfermidades, abalando seriamente a sua saúde. Ela fez a oração que chama de oração de Jeremias: “se o Senhor Deus me permitir voltar pra casa e ter minha saúde de volta, retornarei com a realização das reuniões”. Contrariando as expectativas negativas dos médicos, Dona Alda restabeleceu-se e desde então, os encontros foram retomados e não pararam mais. 

Janaína Carneiro é uma das frequentadoras das reuniões, ela conta que já viu ali testemunhos de pessoas que receberam curas e bençãos por perseverarem em suas orações. “Já vi chegarem pessoas desiludidas, doentes e sem esperanças que encontraram alívio e cura no corpo e na alma. Irmã Alda é uma mulher sem instrução acadêmica ou posses, mas, cheia de sabedoria e de amor. Cede a sua casa para todos que buscam algo da parte de Deus”. Lá Janaína se aproximou do seu noivo e orou para que se abrisse uma porta de emprego. “Tenho certeza que foi Deus quem confiou essa missão a irmã Alda e por isso, as reuniões perduram a tantos anos”, testemunha. Adriana Pais frequenta as reuniões há cerca de quatro anos e afirma, “é um lugar de milagres independente de religião, de placa denominacional. Tive a oportunidade de trazer várias pessoas que perseveraram em oração e alcançaram bençãos e respostas. São testemunhos de bençãos em diversas áreas, física, financeira, emocional e espiritual”, afirma. 

A reunião termina. Levanto-me pra sair, mas, irmã Alda convida: “Fique, temos um chazinho.” Me viro e vejo a mesa posta no fundo da sala. Biscoitos e chá. Um carinho. Dona Alda vem andando lentamente até o portão. Parece uma menina entusiasmada perguntando por algumas pessoas que sentiu a falta. Me convida a retornar e incentiva: “continue orando, buscando, nosso Deus é grande e fará maravilhas por você!” Entro no carro e sussurro dentro de mim: Espírito Santo, me ajude a servir e a perseverar assim.

 

Leia mais:

  • Recentes
  • Populares

CASAMENTO VITALÍCIO, ...

Graça e paz queridos irmãos,É ...

NEGAÇÃO E RAIVA - FASES ...

Todas as pessoas que enfrentam ...

PERGUNTAS FREQUENTES ...

Meu marido pediu o divórcio, o ...

O PODER DA ORAÇÃO

Todo cristão sabe o poder que a ...

DEUS CRIOU O SEXO SEGURO ...

1 Coríntios 6: 18 - Fujam da ...

HIPERTENSÃO OU ...

Que maravilha nós mulheres! É ...

TESTEMUNHO DE VIDA EM ...

Um acidente, uma morte... Tragédia ...

MINUTO COM DEUS

O desejo de levar a palavra de ...

DEUS DO IMPOSSÍVEL

Ingrid Vilela, após 4 enfermidades ...

O PODER DA ORAÇÃO

Todo cristão sabe o poder que a ...

MILAGRE AO SOM DE ...

Ela não podia ter filhos, mas ...

A IGREJA PERSEGUIDA

O desafio de pregar na região ...

Breaking News
10/12   INTEGRALMENTE ENTREGUE - " Somos chamados a sermos diferentes, sermos sal na terra e luz no mundo. Este é o ..."
10/12   POÇO DE JACÓ - " Em Teófilo Otoni, ha mais de 20 anos, uma reunião de oração acolhe a todos que ..."
10/12   A IGREJA AVIVADA - " Assim como a igreja primitiva, alguma igrejas hoje estão retornando ao cristianismo ..."
10/12   FÉ PARA A VIDA TODA - " Perseverança na fé leva a longevidade...  Antônia Anselmo, nascida em 13/06/1913 ..."
07/12   CRISTOLÂNDIA - " Uma nova "pátria"para o resgate dos dependentes do crack... O Brasil é o maior ..."
03/08   ELE REALIZA OS DESEJOS DO NOSSO CORAÇÃO - " Conheça o testemunho de Poliana Nascimento e veja como, além de realizar o seu sonho ..."
10/12   O CÉU É DE VERDADE - " A história de um garotinho que foi ao céu, sentou-se no colo de Jesus e ..."
07/12   SEMEANDO VIDAS - " Conheça a história da pastora que leva vida onde as pessoas desistiram de viver ..."
18/12   VAMOS MUDAR O MUNDO? - " Conheça Alexandre Farias e o projeto que pode mudar a sua igreja... Quem é ..."
10/12   ESCOLA DE PRINCESAS - " Conheça o sonho que nasceu no coração de Deus e hoje se tornou realidade para ..."
07/12   CUMPRIR A MISSÃO - " Disseminar a educação financeira, uma missão a ser cumprida com fé Caro leitor, ..."
26/02   A GRAÇA QUE ALIMENTA VIDAS - " Ele passou por grandes dificuldades há alguns anos e da adversidade, veio a graça, ..."
10/12   A IGREJA PERSEGUIDA - " O desafio de pregar na região menos evangelizada do mundo... Já ouvimos muito a ..."
12/01   TESTEMUNHO DE VIDA EM MEIO À MORTE - " Um acidente, uma morte... Tragédia que está alcançado vidas em todo o mundo. Um ..."
  • Prev
Um acidente, uma morte... Tragédia que está alcançado vidas em todo o mundo. Um exemplo vivo de ...
O desafio de pregar na região menos evangelizada do mundo... Já ouvimos muito a respeito da ...
Ele passou por grandes dificuldades há alguns anos e da adversidade, veio a graça, que hoje ...
Disseminar a educação financeira, uma missão a ser cumprida com fé Caro leitor, hoje gostaria de ...
Conheça o sonho que nasceu no coração de Deus e hoje se tornou realidade para realizar outras ...
Conheça Alexandre Farias e o projeto que pode mudar a sua igreja... Quem é Alexandre Farias? A ...
Conheça a história da pastora que leva vida onde as pessoas desistiram de viver Valéria Martins ...
A história de um garotinho que foi ao céu, sentou-se no colo de Jesus e é um fenômeno literário e ...
Conheça o testemunho de Poliana Nascimento e veja como, além de realizar o seu sonho de ser mãe, ...
Uma nova "pátria"para o resgate dos dependentes do crack... O Brasil é o maior consumidor de ...
Perseverança na fé leva a longevidade...  Antônia Anselmo, nascida em 13/06/1913 na cidade de ...
Assim como a igreja primitiva, alguma igrejas hoje estão retornando ao cristianismo puro e buscando ...
Em Teófilo Otoni, ha mais de 20 anos, uma reunião de oração acolhe a todos que buscam por respostas ...
Somos chamados a sermos diferentes, sermos sal na terra e luz no mundo. Este é o papel de todo ...