Topo

Uma nova "pátria"para o resgate dos dependentes do crack...

O Brasil é o maior consumidor de craque do mundo, são cerca de 1 milhão e 200 mil usuários. De acordo dados da Confederação Nacional dos Municípios, em 90,7 % das cidades brasileiras, o crack é um desafio. É mais do que um problema social, afetando também as áreas da saúde e segurança pública.

Uma explosão de euforia e a grandiosa sensação de poder são as armas de sedução do crack. Uma mistura de cocaína, bicarbonato de sódio e água. Seu efeito é imediato. A fumaça chega ao pulmão, vai para a corrente sanguínea e atinge o cérebro, na região chamada de circuito de recompensa, onde proporciona prazer. Um processo que demora entre 8 e 15 segundos. Provocando uma explosão de neurotransmissores e, por isso, a vontade de usar mais e mais. A abstinência provoca síndrome do pânico e mania de perseguição. Em longo prazo, há a perda de neurônios, consequentemente a perda de memória e concentração, além de doenças psiquiátricas, alucinações e até a perda da inteligência.

O crack é uma epidemia que está devastando toda uma geração que se reúne para consumir a droga. À luz do dia, em locais públicos e geralmente, próximos aos centros urbanos, viciados passam dias e dias consumindo as pedras. A Cracolândia em São Paulo foi a primeira região do país a se tornar, conhecidamente, o lar de um grande número de dependentes. Para resgatar um dependente da Cracolândia, é preciso mesmo um outro espaço, um novo território, uma nova “pátria”.  Esta é a proposta da Cristolândia.  

O projeto Cristolândia iniciou-se há seis anos em São Paulo, hoje, há unidades em sete capitais e mais outras 29 unidades espalhadas por todo Brasil. Em Minas Gerais, há duas unidades masculinas, uma em Belo Horizonte, com a coordenação estadual do Pr. Otilio Moraes de Castro, juntamente com sua esposa, Tânia Lucia Dias de Castro e outra unidade em Betim, coordenada pelo missionário Thiago Meireles. Para atender o público feminino, a Cristolândia em Governador Valadares, foi inaugurada no dia 20 de Setembro de 2014. A unidade é coordenada pela missionária Cintia Nogueira Lopes.  Em Valadares, a iniciativa de instalação da unidade foi da Associação Batista Central Riodocense - ABACERD, em parceria com a Junta de Missões Nacionais. O projeto se mantém com a contribuição das igrejas batistas e doações de parceiros que abraçaram a causa. “Agradecemos a todos os nossos voluntários, parceiros e igrejas que estão envolvidos junto conosco, unindo forças nessa luta contra a dependência química,” agradece a coordenadora.

Segundo a missionária Cintia, o maior desafio é “fazer com que as alunas continuem motivadas a permanecerem no processo de recuperação”. Ela nos explica como se dá o tratamento.  “A aluna é submetida ao plano terapêutico voluntariamente, seguindo todo um cronograma. O Projeto Cristolândia esta dividido em Missão Batista Cristolândia e Centros de Formação Cristã I e II. Atendemos em totalidade as necessidades do dependente químico. Há o acompanhamento espiritual, psicológico, cuidados com a saúde, regularização de documentos, auxílio em pendências judiciais, reintegração social e familiar, bem como, o acolhimento integral. Em um período de nove meses, um ano ou ate mais, atendendo cada pessoa na sua individualidade de recuperação.” Os profissionais que auxiliam na recuperação são voluntários que se dedicam ao trabalho de forma integral ou parcial. Em Governador Valadares, a equipe é formada por missionários, pastores, psicólogos, médicos, nutricionistas, educadora física, artesãs e assistente social. O tratamento é feito a partir de um cronograma, que também abrange a área espiritual. Estão inclusos, evangelismo, cultos, estudos bíblicos, dinâmicas de grupo, música e aconselhamento.  “Entendemos que a Palavra de Deus através da pessoa do Senhor Jesus Cristo, é o principal caminho para uma plena recuperação, trazendo para o individuo a consciência de que a sua condição espiritual precisa ser tratada juntamente com o físico e o emocional”, afirma Cintia.

O difícil processo de abstinência é tratado de forma individual, com aconselhamentos e atendimentos psicológicos e em alguns casos, com o acompanhamento médico. Caso ocorra alguma recaída, em uma visita ou passeio externo, cada caso é analisado de forma individual. E então se aplicam medidas de acordo com cada situação. “Sempre visando o bem estar da pessoa, fazendo com que ela tome a consciência de que tais práticas só acarretarão em danos para si mesmo”, esclarece a missionária. O apoio de amigos e familiares é muito importante. Nas ligações telefônicas e visitas, devem demonstrar total apoio e evitar informações que gerem preocupações desnecessárias. Cíntia orienta que para a entrada na Cristolândia, o contato é pelo número (33) 3014-0800 e então será agendada uma entrevista para a candidata à internação.

Um dos elementos centrais na recuperação de um dependente químico é a colaboração dele mesmo. Dar o primeiro passo é difícil, mas, muitos são os casos de superação e renascimento. Acredite. Para você, seu filho ou filha, marido ou esposa, não importa a idade, é possível trocar a vida na terra do crack, por uma nova vida em Cristo Jesus.

ELES VENCERAM

Maria Aparecida Coelho teve sua vida destruída através do uso abusivo do álcool, perdendo dignidade, respeito da família, amigos e emprego. Hoje, através do projeto Cristolândia em Governador Valadares, ela já se encontra na finalização do processo terapêutico, sendo reinserida na família, onde recuperou sua dignidade e respeito. Ela está passando pelo processo de reintegração social em busca de um novo emprego.

Uebre Natanael teve sua vida destruída através do uso abusivo do álcool e drogas, ficando extremamente debilitado fisicamente, perdendo também todo seu convívio social e familiar. Através do Projeto Cristolândia em Belo Horizonte, sua vida foi totalmente reestruturada física, emocional e espiritualmente. De volta ao convívio familiar e social, está empregado com a carteira de trabalho assinada.



Leia mais:

  • Recentes
  • Populares

CASAMENTO VITALÍCIO, ...

Graça e paz queridos irmãos,É ...

NEGAÇÃO E RAIVA - FASES ...

Todas as pessoas que enfrentam ...

PERGUNTAS FREQUENTES ...

Meu marido pediu o divórcio, o ...

O PODER DA ORAÇÃO

Todo cristão sabe o poder que a ...

DEUS CRIOU O SEXO SEGURO ...

1 Coríntios 6: 18 - Fujam da ...

HIPERTENSÃO OU ...

Que maravilha nós mulheres! É ...

TESTEMUNHO DE VIDA EM ...

Um acidente, uma morte... Tragédia ...

MINUTO COM DEUS

O desejo de levar a palavra de ...

DEUS DO IMPOSSÍVEL

Ingrid Vilela, após 4 enfermidades ...

O PODER DA ORAÇÃO

Todo cristão sabe o poder que a ...

MILAGRE AO SOM DE ...

Ela não podia ter filhos, mas ...

A IGREJA PERSEGUIDA

O desafio de pregar na região ...

Breaking News
10/12   INTEGRALMENTE ENTREGUE - " Somos chamados a sermos diferentes, sermos sal na terra e luz no mundo. Este é o ..."
10/12   POÇO DE JACÓ - " Em Teófilo Otoni, ha mais de 20 anos, uma reunião de oração acolhe a todos que ..."
10/12   A IGREJA AVIVADA - " Assim como a igreja primitiva, alguma igrejas hoje estão retornando ao cristianismo ..."
10/12   FÉ PARA A VIDA TODA - " Perseverança na fé leva a longevidade...  Antônia Anselmo, nascida em 13/06/1913 ..."
07/12   CRISTOLÂNDIA - " Uma nova "pátria"para o resgate dos dependentes do crack... O Brasil é o maior ..."
03/08   ELE REALIZA OS DESEJOS DO NOSSO CORAÇÃO - " Conheça o testemunho de Poliana Nascimento e veja como, além de realizar o seu sonho ..."
10/12   O CÉU É DE VERDADE - " A história de um garotinho que foi ao céu, sentou-se no colo de Jesus e ..."
07/12   SEMEANDO VIDAS - " Conheça a história da pastora que leva vida onde as pessoas desistiram de viver ..."
18/12   VAMOS MUDAR O MUNDO? - " Conheça Alexandre Farias e o projeto que pode mudar a sua igreja... Quem é ..."
10/12   ESCOLA DE PRINCESAS - " Conheça o sonho que nasceu no coração de Deus e hoje se tornou realidade para ..."
07/12   CUMPRIR A MISSÃO - " Disseminar a educação financeira, uma missão a ser cumprida com fé Caro leitor, ..."
26/02   A GRAÇA QUE ALIMENTA VIDAS - " Ele passou por grandes dificuldades há alguns anos e da adversidade, veio a graça, ..."
10/12   A IGREJA PERSEGUIDA - " O desafio de pregar na região menos evangelizada do mundo... Já ouvimos muito a ..."
12/01   TESTEMUNHO DE VIDA EM MEIO À MORTE - " Um acidente, uma morte... Tragédia que está alcançado vidas em todo o mundo. Um ..."
  • Prev
Um acidente, uma morte... Tragédia que está alcançado vidas em todo o mundo. Um exemplo vivo de ...
O desafio de pregar na região menos evangelizada do mundo... Já ouvimos muito a respeito da ...
Ele passou por grandes dificuldades há alguns anos e da adversidade, veio a graça, que hoje ...
Disseminar a educação financeira, uma missão a ser cumprida com fé Caro leitor, hoje gostaria de ...
Conheça o sonho que nasceu no coração de Deus e hoje se tornou realidade para realizar outras ...
Conheça Alexandre Farias e o projeto que pode mudar a sua igreja... Quem é Alexandre Farias? A ...
Conheça a história da pastora que leva vida onde as pessoas desistiram de viver Valéria Martins ...
A história de um garotinho que foi ao céu, sentou-se no colo de Jesus e é um fenômeno literário e ...
Conheça o testemunho de Poliana Nascimento e veja como, além de realizar o seu sonho de ser mãe, ...
Uma nova "pátria"para o resgate dos dependentes do crack... O Brasil é o maior consumidor de ...
Perseverança na fé leva a longevidade...  Antônia Anselmo, nascida em 13/06/1913 na cidade de ...
Assim como a igreja primitiva, alguma igrejas hoje estão retornando ao cristianismo puro e buscando ...
Em Teófilo Otoni, ha mais de 20 anos, uma reunião de oração acolhe a todos que buscam por respostas ...
Somos chamados a sermos diferentes, sermos sal na terra e luz no mundo. Este é o papel de todo ...