Topo

A história de um garotinho que foi ao céu, sentou-se no colo de Jesus e é um fenômeno literário e cinematográfico

Ela estava sentada com seus longos cabelos compridos propositalmente escondendo o rosto, na verdade, escondendo suas lágrimas. Solitária em sua poltrona, mesmo junto aos outros passageiros do vôo. Nas mãos, o livro “O céu é de Verdade”, que ganhou de um primo. Um presente para ajudá-la a superar a morte do seu amado tio.

Dentro de si havia uma luta. Acreditar ou não no céu como o garotinho Colton, personagem central do livro. Ela chega ao seu limite: “Deus, se for mesmo verdade, se o céu existe mesmo, me dê um sinal”. Ao seu lado, naquele mesmo vôo, estava o pastor Todd Burpo, pai do menino Colton e autor do livro. Ao perceber que era o seu livro que a passageira ao lado estava lendo, ele puxa conversa com a moça. Ela só acreditou que ele era mesmo o autor do livro, quando ele a mostrou sua própria foto impressa em uma das páginas. Este é um dos vários relatos que a família Burpo compartilhou durante a sua visita a Belo Horizonte no último mês de abril. Mês que marca o lançamento mundial do filme de mesmo título do livro. O best seller já foi traduzido em trinta idiomas e vendeu mais de 10 milhões de cópias desde a primeira edição em 2011. Um fenômeno que superou as mais otimistas expectativas de vendas. O livro conta a história de um garotinho de 4 anos que visitou o céu. Durante uma cirurgia, Colton saiu do seu corpo, viu o médico o operando e a oração secreta do seu pai numa sala do hospital. Ele ainda viu a sua mãe ao telefone em outro ambiente do hospital e depois esteve com Jesus e assentou-se em seu colo.

Qual seria a descrição do garotinho a respeito do que vivenciou? Como isso foi traduzido em um testemunho da família, num livro e depois despertou o interesse da indústria Hollywoodiana? É na viagem deste relato que embarcamos, ou melhor, que somos convidados a embarcar nas páginas do livro. O relato puro e inocente de uma criança a respeito do céu.

Colton não acordou da cirurgia e contou tudo o que viu numa narrativa linear. Aos poucos, ele foi revelando à família o que tinha vivido em sua experiência. Seja sentadinho no chão da sala brincando, na cadeirinha do carro ou em um velório, por exemplo, o garotinho contava e reafirmava as informações do que tinha se passado no céu. Ao descrever Jesus, deu ênfase a beleza dos olhos de Cristo. Uma das suas primeiras revelações sobre como era Jesus, foi que Ele tinha "marca textos nas mãos e nos pés". O garoto descreve ainda que no céu há muitas cores e que os anjos cantaram pra que ele se acalmasse. Colton também esteve com o seu avô falecido num acidente de carro em julho de 1976. Muito antes do seu nascimento em maio de 1999. Ele também esteve com uma menininha no céu. O bebê que a sua mãe perdeu no segundo mês de gestação, em junho de 1998, antes do seu nascimento. Segundo Colton, sua irmã que mora no céu, se parece muito com a sua irmã mais velha, porém, com os cabelos mais escuros. O casal Burpo foi reconfortado ao saber que um dia encontrará na eternidade o bebê que perderam. Segundo o pastor Todd, enquanto relutava em obedecer a ordem divina de escrever o livro, este foi um dos motivos que o fizeram reconsiderar. O próprio Deus o disse que deveria compartilhar com outras famílias a paz que havia recebido ao saber que a sua filhinha, abortada espontaneamente, está no céu. Sonja Burpo relata que a perda deste bebê foi um dos momentos mais difíceis da sua vida. Por muito tempo ela se questionava e se culpava: "será que foi algo que fiz, que comi ou mesmo que deixei de fazer?"

 

A FAMÍLIA BURPO

 O pai e a mãe de Colton são pastores da Igreja Wesleyana Crossroads, na cidade de Imperial, no estado Americano de Nebraska. Eles possuem outras atividades seculares além da empresa de portões da família. A senhora Burpo é professora e bibliotecária. O pastor também é bombeiro voluntário e treinador de luta livre nas escolas municipais. O casal tem mais dois filhos, Cassie Burpo que nasceu em 1996 e o caçula da família, Colby Burpo, nascido em outubro de 2004.

Questionada sobre como é o cotidiano da família após todo o sucesso do livro e também do filme, Sonja relata que eles já viajaram por todos os Estados americanos e também outros países como a Espanha e Singapura. Mas, a família sempre volta pra casa para lavar a roupa suja. Na casa dos Burpo, a partir dos 10 anos de idade, cada um lava a sua própria roupa e tem atividades a serem cumpridas, em casa e na igreja. Colton, hoje com 15 anos, está na escola juntamente com os mesmos amigos de infância. Ele também é o responsável por limpar o templo da igreja e retirar o lixo. "Mantemos nosso ritmo de vida familiar bem normal", afirma Sonja. O pastor Todd nos diz que jamais passou por sua cabeça todo o sucesso do livro. Ele acredita que o fato de tratar-se de uma experiência de uma criança, torna a história especial. "Crianças não tem motivos escondidos, elas apenas relatam o que viram e como se sentiram. As pessoas entendem que a testemunha mais pura, mais inocente, é uma criança. Acredito que o mundo está sedento por esse tipo de verdade sobre o céu," afirma o pastor.

A respeito das críticas ao livro e ao filme, ele responde que há um número muito maior de pessoas que os procuram para compartilhar suas experiências e agradecer. "Muitas vezes você tem que olhar acima e além das críticas. Já fomos até ameaçados de morte", afirma. "Somos de uma cidade pequena, com cerca de 2 mil habitantes. Quando fomos procurados por Hollywood para fazer o filme, ficamos com medo, aterrorizados". Para o pastor, a crítica que classifica como favorita, foi postada num site de vendas de livros. Segundo Todd, uma jovem chamada Cristine escreveu: "eu não acredito em Deus, eu não acredito na bíblia, mas, depois de ler este livro, eu acho que estou errada".

 

  

Leia mais:

  • Recentes
  • Populares

CASAMENTO VITALÍCIO, ...

Graça e paz queridos irmãos,É ...

NEGAÇÃO E RAIVA - FASES ...

Todas as pessoas que enfrentam ...

PERGUNTAS FREQUENTES ...

Meu marido pediu o divórcio, o ...

O PODER DA ORAÇÃO

Todo cristão sabe o poder que a ...

DEUS CRIOU O SEXO SEGURO ...

1 Coríntios 6: 18 - Fujam da ...

HIPERTENSÃO OU ...

Que maravilha nós mulheres! É ...

TESTEMUNHO DE VIDA EM ...

Um acidente, uma morte... Tragédia ...

MINUTO COM DEUS

O desejo de levar a palavra de ...

DEUS DO IMPOSSÍVEL

Ingrid Vilela, após 4 enfermidades ...

O PODER DA ORAÇÃO

Todo cristão sabe o poder que a ...

MILAGRE AO SOM DE ...

Ela não podia ter filhos, mas ...

A IGREJA PERSEGUIDA

O desafio de pregar na região ...

Breaking News
10/12   INTEGRALMENTE ENTREGUE - " Somos chamados a sermos diferentes, sermos sal na terra e luz no mundo. Este é o ..."
10/12   POÇO DE JACÓ - " Em Teófilo Otoni, ha mais de 20 anos, uma reunião de oração acolhe a todos que ..."
10/12   A IGREJA AVIVADA - " Assim como a igreja primitiva, alguma igrejas hoje estão retornando ao cristianismo ..."
10/12   FÉ PARA A VIDA TODA - " Perseverança na fé leva a longevidade...  Antônia Anselmo, nascida em 13/06/1913 ..."
07/12   CRISTOLÂNDIA - " Uma nova "pátria"para o resgate dos dependentes do crack... O Brasil é o maior ..."
03/08   ELE REALIZA OS DESEJOS DO NOSSO CORAÇÃO - " Conheça o testemunho de Poliana Nascimento e veja como, além de realizar o seu sonho ..."
10/12   O CÉU É DE VERDADE - " A história de um garotinho que foi ao céu, sentou-se no colo de Jesus e ..."
07/12   SEMEANDO VIDAS - " Conheça a história da pastora que leva vida onde as pessoas desistiram de viver ..."
18/12   VAMOS MUDAR O MUNDO? - " Conheça Alexandre Farias e o projeto que pode mudar a sua igreja... Quem é ..."
10/12   ESCOLA DE PRINCESAS - " Conheça o sonho que nasceu no coração de Deus e hoje se tornou realidade para ..."
07/12   CUMPRIR A MISSÃO - " Disseminar a educação financeira, uma missão a ser cumprida com fé Caro leitor, ..."
26/02   A GRAÇA QUE ALIMENTA VIDAS - " Ele passou por grandes dificuldades há alguns anos e da adversidade, veio a graça, ..."
10/12   A IGREJA PERSEGUIDA - " O desafio de pregar na região menos evangelizada do mundo... Já ouvimos muito a ..."
12/01   TESTEMUNHO DE VIDA EM MEIO À MORTE - " Um acidente, uma morte... Tragédia que está alcançado vidas em todo o mundo. Um ..."
  • Prev
Um acidente, uma morte... Tragédia que está alcançado vidas em todo o mundo. Um exemplo vivo de ...
O desafio de pregar na região menos evangelizada do mundo... Já ouvimos muito a respeito da ...
Ele passou por grandes dificuldades há alguns anos e da adversidade, veio a graça, que hoje ...
Disseminar a educação financeira, uma missão a ser cumprida com fé Caro leitor, hoje gostaria de ...
Conheça o sonho que nasceu no coração de Deus e hoje se tornou realidade para realizar outras ...
Conheça Alexandre Farias e o projeto que pode mudar a sua igreja... Quem é Alexandre Farias? A ...
Conheça a história da pastora que leva vida onde as pessoas desistiram de viver Valéria Martins ...
A história de um garotinho que foi ao céu, sentou-se no colo de Jesus e é um fenômeno literário e ...
Conheça o testemunho de Poliana Nascimento e veja como, além de realizar o seu sonho de ser mãe, ...
Uma nova "pátria"para o resgate dos dependentes do crack... O Brasil é o maior consumidor de ...
Perseverança na fé leva a longevidade...  Antônia Anselmo, nascida em 13/06/1913 na cidade de ...
Assim como a igreja primitiva, alguma igrejas hoje estão retornando ao cristianismo puro e buscando ...
Em Teófilo Otoni, ha mais de 20 anos, uma reunião de oração acolhe a todos que buscam por respostas ...
Somos chamados a sermos diferentes, sermos sal na terra e luz no mundo. Este é o papel de todo ...