Topo

Ás vezes precisamos devolver a Deus o que no sé mais valioso, mas só assim podemos entender o verdadeiro amor que vem de Dele... 

Yanna Caminhas entra mais uma vez no Hospital Felício Rocho em Belo Horizonte. Dirige-se até o box 10 da UTI. Lá estava Ian Loiola, o seu primogênito de 15 anos de idade. “Mãe, me perdoe, você não merecia isso”, as últimas palavras que ouviu dele, na véspera, antes de o entubarem. Ela coloca a mão no peito do filho e diz, “foi um prazer e uma honra ser a sua mãe. Desde o momento que soube que estava grávida, te amei muito. Você foi muito amado por nossa família. Mas, se Deus quer te levar eu te abençoo em nome de Jesus, vá em paz!”. A despeito da dor, ela deseja ardentemente louvar, “há esperança, para o ferido como árvore cortado, marcado pela dor...”

Após cantar toda canção ela sai da UTI. Na hora seguinte, ainda no hospital, recebe a notícia do falecimento do seu filho. No dia 22 de julho de 2011. A jornada desta mãe havia começado há um ano e dois meses no Hospital Santa Rosália em Teófilo Otoni. Ian estava passando mal em casa. Foi a primeira vez que ela o carregou em seus braços para levá-lo ao hospital. Diante de toda mobilização em torno do filho, Yanna questionou o médico, “ele pode morrer?” A resposta foi afirmativa. Ela se atira de joelhos no chão da recepção e ora o salmo 23. Compreende que seria o momento que o Senhor levaria o seu filho, mas, como ela não estava preparada, Deus não fez assim. “Talvez eu seria hoje uma mãe ferida e rebelde. Ele me preparou. Foi ali que comecei a construir o meu elo com Deus. Um elo forte que é como uma corda de três nós”, afirma.

Os médicos não chegaram a uma definição sobre o surgimento da enfermidade. Após uma dengue, Ian apresentou uma Cardiomegalia, provavelmente, resultante da inflamação no coração, uma Miocardite Virótica. Comprometendo o bombeamento do órgão. Ele foi encaminhado para Belo Horizonte com indicação para um transplante. Foram acompanhados por uma das maiores especialistas do Brasil que propôs à família uma terapia com corticoides. “Meu filho renovou, levantou-se da cama, até voltou a estudar. Vivemos seis meses de alegrias e claro, de muita gratidão a Deus. Mas, eu sabia dos prós e contras deste tratamento, ele não poderia ser usado por toda a vida”. No domingo 05 de abril de 2011, foi o último dia que Ian tomou o comprido de corticoide e também, o último dia que foi à igreja. Na quarta feira seguinte, ele estava muito feliz, pois, apesar de ter ido pouco à escola, tinha tirado total numa prova. “Fomos almoçar na casa dos meus pais. Era um dia da semana em que meu marido, Lauro Caminhas, costumava ir à fazenda e fazíamos programas de mãe e filhos”. Yanna estava com sua mãe, Diva Loiola, preparando o almoço, quando o seu pai, Antônio Loiola, a avisa que Ian estava deitado no quarto. A partir daquele dia, ele não melhorou mais. No seu último aniversário, dia 27 de junho, Ian estava debilitado e hospitalizado. Até então, cooperava com o tratamento e enfrentava aquele desgastante período de internação. “Meu filho deixou um legado de coragem, encarou a morte de frente”. Mãe e filho tinham uma conexão de olhares. “Na véspera do seu falecimento, ele me olhou e entendi que deveríamos ficarmos a sós. Ele me disse, “mãe, não sabe o que estou passando, estou muito debilitado. Seja feliz e cuide do meu irmão Laurinho. Faça tudo por ele!”

Logo em seguida o adolescente não falava nem alimentava-se mais. Deveria utilizar uma sonda nasogástrica. “Ele escrevia. Me disse que tentaria mais uma vez por amor a mim. Confidenciou-me que se sentia humilhado por ser levado no colo, que era ele quem deveria me carregar. Ele resolveu colocar a sonda, mesmo sendo muito doloroso”. Yanna saiu do hospital para ir até ao apartamento de amigos para um banho. Saiu às 22h e retornou à meia noite. “Ele estava transtornado e me disse, ainda bem que você voltou. Não me esqueço desta cena dele, pálido e suado. Neste momento, a enfermeira que estava conosco fez um convite para orarmos. Ela impôs as mãos e disse: Deus, se o Senhor tiver planos de vida, levante-o deste leito. Use as minhas mãos para isso. Mas, se o Senhor não tem planos de vida, acabe com o sofrimento desta família”. Yanna estava ajoelhada no chão e ouviu a voz de Deus, “filha, agora somos Eu e você. Tens me falado que o entregou-Me, mas, você não Me entregou. O seu filho é Meu e vim busca-lo. Não vou leva-lo enquanto você não entrega-lo. Eu quero que você o entregue, porque ele é Meu.” Ela responde a Deus, “Senhor, eu o entrego! Aguentei até aqui e sei que a partir de agora eu não aguento mais. Acima das minhas forças, meu filho é Teu Senhor.” A enfermeira termina orando o Pai nosso. Ian piora e a equipe pede que ela se retire da UTI. Nesta madrugada ele teve duas paradas cardíacas. No dia seguinte, Yanna o abençoa, louva e despede-se na tarde do dia 22 de julho de 2011.

 Ao receber a notícia do falecimento, ela relata que sentiu um desespero tão grande, que tinha a sensação que morreria no segundo seguinte. Então ela teve uma grande experiência. Jesus a abraçou e derramou sobre ela um bálsamo, “Ele me disse venha, irei te conduzir. Tenho muito a tratar na sua vida.” Apesar de todo o desgaste físico e psicológico, ela não tomou calmantes. No domingo a noite, após o sepultamento do filho, foi à igreja cultuar a Deus. “Hoje sei o que é ser templo do Espírito Santo e ser grata pela vida. Busco tudo o que Deus tem pra mim. O governo e a soberania pertencem a Ele! Eu escolhi a vida, eu escolho viver!”



Leia mais:

  • Recentes
  • Populares

CASAMENTO VITALÍCIO, ...

Graça e paz queridos irmãos,É ...

NEGAÇÃO E RAIVA - FASES ...

Todas as pessoas que enfrentam ...

PERGUNTAS FREQUENTES ...

Meu marido pediu o divórcio, o ...

O PODER DA ORAÇÃO

Todo cristão sabe o poder que a ...

DEUS CRIOU O SEXO SEGURO ...

1 Coríntios 6: 18 - Fujam da ...

HIPERTENSÃO OU ...

Que maravilha nós mulheres! É ...

TESTEMUNHO DE VIDA EM ...

Um acidente, uma morte... Tragédia ...

MINUTO COM DEUS

O desejo de levar a palavra de ...

DEUS DO IMPOSSÍVEL

Ingrid Vilela, após 4 enfermidades ...

O PODER DA ORAÇÃO

Todo cristão sabe o poder que a ...

MILAGRE AO SOM DE ...

Ela não podia ter filhos, mas ...

A IGREJA PERSEGUIDA

O desafio de pregar na região ...

Leia:
01/02   DEUS TRANSFORMA VIDAS SIM! - " Testemunhos mostram que basta abrir o coração e buscar o Senhor para a ..."
07/12   PASTOR TONINHO: QUATRO DÉCADAS DE VITÓRIAS - " “Ao Pastor Toninho a nossa homenagem por estas quatro décadas de serviço ao ..."
10/12   UMA GRANDE TRANSFORMAÇÃO - " Uma vida entregue verdadeiramente ao Senhor é uma vida transformada por ..."
10/12   MEIO SÉCULO DE AMOR - " “Agora pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior ..."
10/12   SUA ÚLTIMA OPORTUNIDADE - " Conheça a história do casal que se agarrou à última oportunidade que  Deus os ..."
10/12   AUTORIDADE QUE VEM DE DEUS - " "Cada qual seja submisso às autoridades constituídas, porque não há autoridade ..."
18/12   LIBERDADE PRA VIVER A PRÓPRIA VIDA - "  Ainda que os caminhos não possam ser entendidos muitas vezes durante a ..."
18/01   FÉ QUE SUPERA TUDO - " O preconceito muitas vezes pode estar camuflado pela falta de fé. Incredulidade ..."
10/12   RESGATADA DA PROSTITUIÇÃO - " Independente do tamanho do seu problema ou do lugar onde você se encontra hoje ..."
10/12   A MAIOR DE TODAS AS OFERTAS - " Ás vezes precisamos devolver a Deus o que no sé mais valioso, mas só assim ..."
05/02   DEUS TEM UM PLANO - " Ter fé é saber que a vontade do senhor existe, e mesmo sem saber qual e, ..."
10/12   UMA CHANCE ESPECIAL - " Da chacina da família à vida nova com Cristo. Uma trajetória difícil, mas com ..."
07/12   O GOLEIRO DE DEUS - " ..."
  • Prev
Na igreja ou em um campo de futebol, Deus usa os que dispõem a fazer sua obra...  Pensei em ...
Da chacina da família à vida nova com Cristo. Uma trajetória difícil, mas com um final feliz... ...
Ter fé é saber que a vontade do senhor existe, e mesmo sem saber qual e, acreditar nele e confia, ...
Ás vezes precisamos devolver a Deus o que no sé mais valioso, mas só assim podemos entender o ...
Independente do tamanho do seu problema ou do lugar onde você se encontra hoje Deus sempre está ...
O preconceito muitas vezes pode estar camuflado pela falta de fé. Incredulidade até mesmo nas ...
 Ainda que os caminhos não possam ser entendidos muitas vezes durante a caminhada, saiba que Deus ...
"Cada qual seja submisso às autoridades constituídas, porque não há autoridade que não venha de ...
Conheça a história do casal que se agarrou à última oportunidade que  Deus os deu de mudarem suas ...
“Agora pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor." 1 ...
Uma vida entregue verdadeiramente ao Senhor é uma vida transformada por completo... Ana Carolina ...
“Ao Pastor Toninho a nossa homenagem por estas quatro décadas de serviço ao Senhor. A Deus toda ...
Testemunhos mostram que basta abrir o coração e buscar o Senhor para a mudança acontecer e ...