Topo

Na igreja ou em um campo de futebol, Deus usa os que dispõem a fazer sua obra...

Joao leite

 Pensei em inúmeras maneiras diferentes para começar esse texto, e confesso que foi impossível não sentir tanto a empolgação quanto a responsabilidade de escrever sobre uma das pessoas que melhor representam meu time de coração.

Atleticana desde o berço, sempre acompanhei o Alvinegro e ficava fascinada ao ouvir um pouco que fosse de sua história. Em meio àqueles relatos, lembro-me perfeitamente de quando meus irmãos mais velhos citavam sobre um determinado jogador que havia marcado a história recente do Galo e de como enfatizavam na frase um pequeno detalhe: “ele é crente!”. Detalhe este que ficou ainda mais marcante para mim quando me converti ainda criança.

Essas simples lembranças da infância me fizeram crescer e querer saber mais sobre esse grande homem que inspirou e continua inspirando gerações. E vejam só! Hoje estou aqui para escrever sobre um dos maiores nomes do Clube Atlético Mineiro, o ex-goleiro João Leite, que não é simplesmente um ídolo futebolístico, mas também um exemplo de vida, de conduta e de testemunho cristão.

João Leite da Silva Neto, “o goleiro de Deus”, nasceu no ano de 1955 em Belo Horizonte - MG, onde foi criado por seus pais juntamente com outros quatro irmãos. Viveu toda a sua infância na Vila Oeste, um lugar que fervia entusiasmo pelo futebol e foi ali em um dos campeonatos pré-mirins do bairro que o “tiro de meta” da carreira esportiva do jovem goleiro foi dado. Nestes primeiros anos, quase que completamente dedicados à bola, evoluiu o talento participando de alguns times infantis e juvenis. Todavia, a concretização de seu grande sonho aconteceria em 1976, ano em que se apresentou ao profissional do Clube Atlético Mineiro.

No ano seguinte continuou a se dedicar muito aos treinos, porém toda essa dedicação não resultava em oportunidades nos jogos. Na época, o time contava com os experientes goleiros Ortiz, Zoline e Ismael, e por esse motivo João Leite era apenas o quarto goleiro do clube, no entanto, uma contusão em sua mão mudaria todo o rumo da vida daquele jovem. Durante um treino, João quebrou o dedo ao defender uma bola. Já na sala de raios-X o choro foi inevitável, e nem a noticia de que não era nenhuma contusão grave foi o suficiente para consolá-lo. A dor que o jovem sentia não era mais física e os medos e dúvidas que lhe afligiam interiormente, vieram à tona todos de uma só vez.

Ao sair do médico e encontrar com suas irmãs Rita e Ângela, que já eram convertidas e já haviam falado muitas vezes sobre o amor de Jesus a ele, não hesitou em pedir para irem até a igreja. E naquele mesmo dia (31 de Março de 1977), João Leite tomou a decisão de entregar a sua vida para Jesus, seguir os seus ensinamentos e permitir ter a sua vida mudada por inteiro. E essas mudanças vieram como um presente na vida do “João de Deus”, como também viria a ser chamado.

Com a recuperação, o jovem continuou treinando forte, como lhe era usual e no dia 31 de Outubro recebeu a sua primeira chance como titular do time num jogo válido pelo Campeonato Brasileiro, dentro do Mineirão. A partir daí permaneceu defendendo o clube por vários anos. Foi uma época dourada para o Galo, que conquistou diversos títulos. O reconhecimento pelo seu trabalho não se restringiu aos gramados de Minas Gerais e em 1979, o jogador foi convocado a vestir a camisa da seleção brasileira pela primeira vez.

Desde sua conversão, João Leite procurava dar o seu testemunho cristão mostrando realmente o que o Senhor tinha feito em sua vida: afixava versículos bíblicos nos quadros de avisos do vestiário, pintava sua camisa com os dizeres “Cristo Salva”, entregava bíblias dentro de Campo. A repercussão de seus atos era tamanha que os atletas recém-chegados ao clube eram alertados sobre um determinado jogador que distribuía “livrinhos pretos” e tentava converter os novatos. Daí surgiu a alcunha “o goleiro de Deus”.

João Leite costumava frequentar as reuniões semanais de atletas cristãos. Nessas reuniões, atletas de todas as modalidades se reuniam para estudar a bíblia em algumas casas de Belo Horizonte, e foi em uma dessas reuniões que ele conheceu sua esposa Eliana Aleixo (ex-jogadora de vôlei e capitã da Seleção Brasileira). No ano de 1981 fundaram juntamente com outros colegas, o movimento Atletas de Cristo, que até hoje visa cooperar com a igreja e outras organizações cristãs, integrando-a a desportistas e torcedores. Hoje os atletas de Cristo já contam com milhares de atletas só no Brasil em  diversas modalidades, e ainda possui representantes espalhados por mais de 60 países. 

Em 1992, o jogador “pendurou as chuteiras”, logo após a conquista da Copa Conmebol. Neste mesmo ano iniciou a carreira política, quando foi eleito vereador da capital mineira. Dois anos depois foi eleito Deputado Estadual e desde então vem sendo reeleito e atualmente está em seu sexto mandato. Também ocupou os cargos de Secretário Municipal de Esportes de Belo Horizonte e de Secretário de Estado de Desenvolvimento Social e Esportes. 

A vida deste grande homem é um exemplo das diferentes formas como Deus pode agir, onde e como Ele quer. A vida com Cristo, de maneira alguma, se restringe a cargos e funções dentro de nossas denominações, mas significa assumir responsabilidades de conduta durante toda a vida e fazer com que tudo que nós somos, seja tão somente para a glória de Deus. 

por Keily Santos - colaboração de Deivity Santos

 


Leia mais:

  • Recentes
  • Populares

CASAMENTO VITALÍCIO, ...

Graça e paz queridos irmãos,É ...

NEGAÇÃO E RAIVA - FASES ...

Todas as pessoas que enfrentam ...

PERGUNTAS FREQUENTES ...

Meu marido pediu o divórcio, o ...

O PODER DA ORAÇÃO

Todo cristão sabe o poder que a ...

DEUS CRIOU O SEXO SEGURO ...

1 Coríntios 6: 18 - Fujam da ...

HIPERTENSÃO OU ...

Que maravilha nós mulheres! É ...

TESTEMUNHO DE VIDA EM ...

Um acidente, uma morte... Tragédia ...

MINUTO COM DEUS

O desejo de levar a palavra de ...

DEUS DO IMPOSSÍVEL

Ingrid Vilela, após 4 enfermidades ...

O PODER DA ORAÇÃO

Todo cristão sabe o poder que a ...

MILAGRE AO SOM DE ...

Ela não podia ter filhos, mas ...

A IGREJA PERSEGUIDA

O desafio de pregar na região ...

Leia:
01/02   DEUS TRANSFORMA VIDAS SIM! - " Testemunhos mostram que basta abrir o coração e buscar o Senhor para a ..."
07/12   PASTOR TONINHO: QUATRO DÉCADAS DE VITÓRIAS - " “Ao Pastor Toninho a nossa homenagem por estas quatro décadas de serviço ao ..."
10/12   UMA GRANDE TRANSFORMAÇÃO - " Uma vida entregue verdadeiramente ao Senhor é uma vida transformada por ..."
10/12   MEIO SÉCULO DE AMOR - " “Agora pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior ..."
10/12   SUA ÚLTIMA OPORTUNIDADE - " Conheça a história do casal que se agarrou à última oportunidade que  Deus os ..."
10/12   AUTORIDADE QUE VEM DE DEUS - " "Cada qual seja submisso às autoridades constituídas, porque não há autoridade ..."
18/12   LIBERDADE PRA VIVER A PRÓPRIA VIDA - "  Ainda que os caminhos não possam ser entendidos muitas vezes durante a ..."
18/01   FÉ QUE SUPERA TUDO - " O preconceito muitas vezes pode estar camuflado pela falta de fé. Incredulidade ..."
10/12   RESGATADA DA PROSTITUIÇÃO - " Independente do tamanho do seu problema ou do lugar onde você se encontra hoje ..."
10/12   A MAIOR DE TODAS AS OFERTAS - " Ás vezes precisamos devolver a Deus o que no sé mais valioso, mas só assim ..."
05/02   DEUS TEM UM PLANO - " Ter fé é saber que a vontade do senhor existe, e mesmo sem saber qual e, ..."
10/12   UMA CHANCE ESPECIAL - " Da chacina da família à vida nova com Cristo. Uma trajetória difícil, mas com ..."
07/12   O GOLEIRO DE DEUS - " ..."
  • Prev
Na igreja ou em um campo de futebol, Deus usa os que dispõem a fazer sua obra...  Pensei em ...
Da chacina da família à vida nova com Cristo. Uma trajetória difícil, mas com um final feliz... ...
Ter fé é saber que a vontade do senhor existe, e mesmo sem saber qual e, acreditar nele e confia, ...
Ás vezes precisamos devolver a Deus o que no sé mais valioso, mas só assim podemos entender o ...
Independente do tamanho do seu problema ou do lugar onde você se encontra hoje Deus sempre está ...
O preconceito muitas vezes pode estar camuflado pela falta de fé. Incredulidade até mesmo nas ...
 Ainda que os caminhos não possam ser entendidos muitas vezes durante a caminhada, saiba que Deus ...
"Cada qual seja submisso às autoridades constituídas, porque não há autoridade que não venha de ...
Conheça a história do casal que se agarrou à última oportunidade que  Deus os deu de mudarem suas ...
“Agora pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor." 1 ...
Uma vida entregue verdadeiramente ao Senhor é uma vida transformada por completo... Ana Carolina ...
“Ao Pastor Toninho a nossa homenagem por estas quatro décadas de serviço ao Senhor. A Deus toda ...
Testemunhos mostram que basta abrir o coração e buscar o Senhor para a mudança acontecer e ...