Topo

“Ao Pastor Toninho a nossa homenagem por estas quatro décadas de serviço ao Senhor. A Deus toda honra, glória e gratidão por sua vida!” - Assembléia de Deus em São Mateus – ES.


Filho mais velho do casal Mateus Gomes (in memoriam) e Nilla Esteves, Antônio Gomes desde cedo se mostrou inclinado e zeloso pelas coisas do Senhor, em sua cidade natal, São Mateus - ES. Foi justamente em função deste zelo pelo reino que veio a ter um verdadeiro encontro com Deus. 

Com aproximadamente 16 anos, nos intervalos durante sua jornada de trabalho, em debates com o seu então colega de profissão o saudoso irmão Aristeu Gonçalves do Carmo, falava acerca de suas convicções que eram contestadas pelos crentes, e por esta razão estes lhe causavam certa aversão. Esses e outros procedimentos contrários às suas convicções o incomodavam demais. Impulsionado pelo Espírito Santo, o irmão Aristeu começou a provar-lhe à luz da Bíblia que os crentes tinham razão, e isto despertou no jovem Antônio Gomes o desejo pela busca de conhecimento da palavra de Deus e foi por meio desta busca que mudou seu conceito em relação aos crentes, passando a ser admirador e simpatizante dos mesmos a ponto de freqüentar os cultos e participar de caravanas, embora ainda não houvesse convertido.

Porém, cerca de um ano depois, numa quarta-feira, no dia 02 de setembro de 1964, numa pausa do trabalho, ao ler o capítulo 24 do evangelho de Mateus, o Espírito Santo falou-lhe de forma especial ao coração, tendo sido tomado por um sentimento de temor jamais provado anteriormente, a ponto das lágrimas rolarem de seus olhos, passando a “dar aleluia” e glorificar a Deus, tal qual faziam os crentes. Não via a hora de chegar o domingo para ir à igreja para levantar suas mãos em sinal de aceitação a Cristo, o que realmente fez, no dia 06 de setembro de 1964, numa tarde ensolarada de domingo, em praça pública, num culto ao ar livre dirigido pelo pastor Sebastião Pereira Pinto. À noite no culto, já compartilhava com os irmãos a alegria do novo nascimento. 

No dia seguinte, feriado da Independência do Brasil, à noite, acompanhou o pastor Sebastião e alguns irmãos até a casa da irmã Idalimar, que se encontrava enferma e havia solicitado ao pastor que fosse orar por ela. Naquela noite Jesus não só curou a irmã, mas também batizou com o Espírito Santo o recém convertido Antônio Gomes, revestindo-o de poder e em 25 de outubro daquele mesmo ano descia as águas batismais passando a unir-se aos cerca de quarenta irmãos que faziam parte do rol de membros da Igreja Evangélica Assembléia de Deus de São Mateus – ES.

Foi vice-presidente e presidente da mocidade e auxiliar de trabalho, quanto ainda jovem; nessa época não raro saía normalmente às 05 horas da manhã de bicicleta em direção ao Nativo de Barra Nova, e outras vezes ao Km 35, para evangelizar e dar assistência a alguns irmãos, já que naquelas localidades não havia nenhum ponto de trabalho, retornando às 05 horas da tarde. Foi separado ao diaconato e ao presbitério pelo pastor Wantuil Damasceno da Silva e a evangelista, em cinco de julho de 1975, pelo pastor Iolete Pirassununga Ribeiro, e quando este foi embora, Antônio Gomes, ainda na condição de evangelista, aos 19 de dezembro de 1980, assumiu a presidência da igreja, tendo sido ordenado pela Convenção Estadual a pastor aos 10 de janeiro de 1981. 

Mas um dos fatos que mais marcou sua vida ocorreu ainda no ano 70. Naquela época, a maioria das igrejas do Estado, inclusive a dele, era ligada à igreja do Aribiri, em Vila Velha - ES, onde ficava a sede da Convenção. Por esse tempo todas essas igrejas (cerca de vinte e duas) se uniram em campanha estadual para lutarem por suas independências, o que de início esbarrava nos interesses da convenção. Em São Mateus, um grupo de dissidentes, ou “coraítas”’ (seguidores de Corá - cf. Nm 16) a pretexto, de serem contrários à emancipação da igreja se levantaram contra o pastor da época, Wantuil Damasceno da Silva, trazendo divisão à igreja, surgindo assim dois grupos, um que lutava a favor do pastor e outro que lhe era contrário, sendo que ambos os grupos questionavam sua legitimidade quanto à direção da igreja, indo tal demanda, lamentavelmente, parar na Justiça, que determinou o fechamento provisório da igreja até que fosse julgado o mérito da questão. 

Na maior parte do tempo em que esses fatos ocorreram, o pastor Wantuil ficava na Grande Vitória, já que ali residia a sua família, aproveitando para acompanhar junto à convenção o processo de emancipação da igreja. Enquanto isso, em São Mateus, destacava-se como grande líder o jovem diácono Antônio Gomes, que espontaneamente avocava para si todas as responsabilidades. Com destemor encorajava os irmãos a manterem-se firmes na luta com a certeza de que a vitória viria da parte de Deus. Fiel a Deus e a seu pastor, contestava os dissidentes e repreendia os indecisos. Era responsável pela direção dos cultos e durante os 45 dias em que a Igreja ficou fechada liderava as reuniões de oração na casa da irmã Idalimar (curiosamente, mesmo com a igreja fechada, todos os domingos, à noite, os irmãos cultuavam a Deus em frente à porta lacrada da Igreja). Diante da Justiça foi o preposto do grupo a que pertencia (que ficou ao lado do pastor Wantuil), tendo comparecido diversas vezes ao fórum local representando o pastor. Por ser persistente nos propósitos para os quais foi chamado, teve o prazer de participar da festa de reabertura da igreja. Assim, Deus fortalecia em poder e autoridade esse líder que veio a ser o pastor da maior denominação evangélica da cidade. 

Em dezembro de 1980, quando foi empossado na presidência da igreja, em todo campo havia mais que 380 membros e 07 congregações (Juncado, Juerana, Corregozinho, Palmito, Água limpa, Córrego Grande e Jaguaré). Pastor Toninho (como é carinhosamente chamado) sempre se mostrou um exímio ganhador de almas, um verdadeiro evangelista a serviço do reino dos céus. Deus tem coroado de êxito o seu ministério, que conta atualmente com 59 congregações espalhadas por todo campo de São Mateus e cerca de 8000 membros. Com a ousadia de obreiro empreendedor, Pastor Toninho, hoje é pastor de uma das maiores igrejas do estado do Espírito Santo. 

da Redação

Leia mais:

  • Recentes
  • Populares

CASAMENTO VITALÍCIO, ...

Graça e paz queridos irmãos,É ...

NEGAÇÃO E RAIVA - FASES ...

Todas as pessoas que enfrentam ...

PERGUNTAS FREQUENTES ...

Meu marido pediu o divórcio, o ...

O PODER DA ORAÇÃO

Todo cristão sabe o poder que a ...

DEUS CRIOU O SEXO SEGURO ...

1 Coríntios 6: 18 - Fujam da ...

HIPERTENSÃO OU ...

Que maravilha nós mulheres! É ...

TESTEMUNHO DE VIDA EM ...

Um acidente, uma morte... Tragédia ...

MINUTO COM DEUS

O desejo de levar a palavra de ...

DEUS DO IMPOSSÍVEL

Ingrid Vilela, após 4 enfermidades ...

O PODER DA ORAÇÃO

Todo cristão sabe o poder que a ...

MILAGRE AO SOM DE ...

Ela não podia ter filhos, mas ...

A IGREJA PERSEGUIDA

O desafio de pregar na região ...

Leia:
01/02   DEUS TRANSFORMA VIDAS SIM! - " Testemunhos mostram que basta abrir o coração e buscar o Senhor para a ..."
07/12   PASTOR TONINHO: QUATRO DÉCADAS DE VITÓRIAS - " “Ao Pastor Toninho a nossa homenagem por estas quatro décadas de serviço ao ..."
10/12   UMA GRANDE TRANSFORMAÇÃO - " Uma vida entregue verdadeiramente ao Senhor é uma vida transformada por ..."
10/12   MEIO SÉCULO DE AMOR - " “Agora pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior ..."
10/12   SUA ÚLTIMA OPORTUNIDADE - " Conheça a história do casal que se agarrou à última oportunidade que  Deus os ..."
10/12   AUTORIDADE QUE VEM DE DEUS - " "Cada qual seja submisso às autoridades constituídas, porque não há autoridade ..."
18/12   LIBERDADE PRA VIVER A PRÓPRIA VIDA - "  Ainda que os caminhos não possam ser entendidos muitas vezes durante a ..."
18/01   FÉ QUE SUPERA TUDO - " O preconceito muitas vezes pode estar camuflado pela falta de fé. Incredulidade ..."
10/12   RESGATADA DA PROSTITUIÇÃO - " Independente do tamanho do seu problema ou do lugar onde você se encontra hoje ..."
10/12   A MAIOR DE TODAS AS OFERTAS - " Ás vezes precisamos devolver a Deus o que no sé mais valioso, mas só assim ..."
05/02   DEUS TEM UM PLANO - " Ter fé é saber que a vontade do senhor existe, e mesmo sem saber qual e, ..."
10/12   UMA CHANCE ESPECIAL - " Da chacina da família à vida nova com Cristo. Uma trajetória difícil, mas com ..."
07/12   O GOLEIRO DE DEUS - " ..."
  • Prev
Na igreja ou em um campo de futebol, Deus usa os que dispõem a fazer sua obra...  Pensei em ...
Da chacina da família à vida nova com Cristo. Uma trajetória difícil, mas com um final feliz... ...
Ter fé é saber que a vontade do senhor existe, e mesmo sem saber qual e, acreditar nele e confia, ...
Ás vezes precisamos devolver a Deus o que no sé mais valioso, mas só assim podemos entender o ...
Independente do tamanho do seu problema ou do lugar onde você se encontra hoje Deus sempre está ...
O preconceito muitas vezes pode estar camuflado pela falta de fé. Incredulidade até mesmo nas ...
 Ainda que os caminhos não possam ser entendidos muitas vezes durante a caminhada, saiba que Deus ...
"Cada qual seja submisso às autoridades constituídas, porque não há autoridade que não venha de ...
Conheça a história do casal que se agarrou à última oportunidade que  Deus os deu de mudarem suas ...
“Agora pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor." 1 ...
Uma vida entregue verdadeiramente ao Senhor é uma vida transformada por completo... Ana Carolina ...
“Ao Pastor Toninho a nossa homenagem por estas quatro décadas de serviço ao Senhor. A Deus toda ...
Testemunhos mostram que basta abrir o coração e buscar o Senhor para a mudança acontecer e ...