Topo

Até bem pouco tempo, o diagnóstico de diabetes era praticamente uma sentença de morte, no entanto, atualmente, com os cuidados adequados, é possível ao paciente ter uma vida praticamente normal.


Com os avanços e mudanças da vida contemporânea em todos os sentidos, as famílias e até mesmo o indivíduo, dispõem cada vez mais de tempo escasso para a realização das enumeras atividades exercidas durante todo o dia. O que por um lado é ruim, resultou no surgimento de várias oportunidades com ideias inovadoras acarretando uma “avalanche” de modernidades com a existência impressionista para tentar minimizar o tempo gasto com a alimentação, por exemplo. Uma destas modernidades é a diversidade de alimentos industrializados de rápido e prático consumo que existem hoje em dia, não exigindo tanto esforço e técnica, nem longos períodos dentro de uma cozinha. Porém, são produtos alimentícios que apresentam longos períodos de validade com inúmeros ingredientes para a realização da sua conservação, sendo também altamente viciantes devido ao alto teor de açúcares, gorduras e outros aditivos alimentares que podem ser nocivos em longo prazo à saúde de uma forma bem abrangente para todo o ser humano. Em uma diversidade assustadora, os alimentos altamente industrializados e comprados livremente em gôndolas de estabelecimentos alimentícios ou outro estabelecimento alimentício encontrado no meio do caminho para escola, trabalho, consultas rotineiras ao médico ou outra particularidade, deveriam ser escolhidos com muita cautela, conhecendo melhor sua procedência e os possíveis benefícios ou malefícios para o organismo humano. A palavra do nosso Senhor relata em 1 Coríntios:12 que “todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma”, ou seja, devemos exercer um autocontrole interno para nossas decisões, até em relação as questões alimentares.

Algumas pessoas estão proporcionando uma verdadeira adoração por determinados alimentos ocasionando absoluto prazer pelo alimento como se fosse sua maior fonte de alegria ou refúgio para resolver vários problemas, e não apenas para satisfazer suas necessidades fisiológicas e nutricionais. A palavra do nosso senhor relata em 1 João 5:21 “Filhinhos, guardem-se dos ídolos”, ou seja, ídolo é tudo o que substitui à fé verdadeira ao único Deus ou qualquer conceito humano que diga ter mais autoridade que a Bíblia substituindo o amor primário ao único Deus como o centro de nossa vida. Outras pessoas desconhecem o gosto de alimentos ricos em vitaminas e minerais como os legumes, frutas e hortaliças por simplesmente nunca ter realizado nenhuma prática culinária ou porque nunca adquiriram hábitos alimentares saudáveis ao longo da vida com alimentos mais in natura (colhidos na natureza) ou por não se importarem com a saúde a longo prazo, porque o que importa para estas pessoas é viver o agora, o dia presente, aproveitando deliberadamente cada ocasião com exageradas doses alimentícias. Mas, a palavra do nosso amado senhor Deus relata em Lucas 21:34 que ”Olhai por vós mesmos; não aconteça que os vossos corações se carreguem de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e aquele dia vos sobrevenha de improviso como um laço”. Portanto, devemos nos alimentar com moderação e realizando boas escolhas para que não soframos as consequências das más escolhas a longo prazo.

Sabe-se hoje que inúmeras doenças estão relacionadas a má alimentação ou a má escolha das pessoas por determinados alimentos industrializados, e uma destas doenças é o Diabetes. No Brasil, há mais de 13 milhões de pessoas vivendo com Diabetes, o que representa 6,9% da população. Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, ele é uma síndrome de etiologia múltipla, doença com características silenciosas decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade da insulina em exercer adequadamente seus efeitos metabólicos. A insulina é um hormônio que regula a quantidade de glicose no sangue para a células. O corpo precisa desse hormônio para utilizar a glicose, que obtemos por meio dos alimentos, como fonte de energia. Os tipos de Diabetes são: Diabetes tipo 1, Diabetes tipo 2, Diabetes gestacional, Diabetes Latente Autoimune do Adulto (LADA) e ainda o Pré-Diabetes. O termo Pré-Diabetes é usado quando os níveis de glicose no sangue estão mais altos do que o nível considerado normal para a taxas glicosídica no sangue, mas não o suficiente para um diagnóstico de Diabetes Tipo 2.

De acordo com Sociedade Brasileira de Diabetes, o Diabetes Mellitus Tipo 2 ou Diabetes Tipo 2 é uma doença progressiva na maioria dos casos resultante de graus variáveis de deficiência na secreção da insulina e/ou resistência à insulina gerando uma incapacidade na absorção da glicose na corrente sanguínea principalmente para as células musculares e adiposas. O nível de normalidade da glicemia no sangue no período de jejum é inferior a 100 mg/dl. Já o nível de normalidade da glicemia no sangue no período de Pós-prandial (após uma refeição) é inferior a 140 mg/dl. As principais consequências que acometem os pacientes com Diabetes tipo 2, são as nefropatias que podem evoluir para doença renal crônica, a retinopatia com visão embaçada, turva com alterações graves da visão que podem levar ao Glaucoma e cegueira. As úlceras nos pés (pré-diabético) provocando disfunções anatômicas, ou má cicatrização de feridas que podem levar à necrose e amputação principalmente dos membros inferiores, AVC (Acidente Vascular Cerebral), além das alterações gastrintestinais e cardiovasculares até evoluções como o estado de coma e outras complicações. As associações de alguns fatores de risco podem predispor o aparecimento do Diabetes Tipo 2 como:

  • Geralmente idade acima de 35 a 45 anos;
  • Aumento do apetite, sede excessiva e urina em excesso durante o dia;
  • Genética (em alguns casos); 
  • Acúmulo de estresse com resistência à insulina;
  • Alimentação Inadequada e/ou Ingestão de 2 a 3 Refeições/dia com grande quantidade;
  • Obesidade e Sedentarismo ou perda de peso rápida e involuntária;
  • Síndrome Metabólica (Hipertensão Arterial, Triglicérides elevados e colesterol total elevado e HDL-c baixo, LDL-c elevado e obesidade);
  • Doença coronariana e Tabagismo;
  • DM gestacional prévio e macrossomia ou história de abortos de repetição ou mortalidade perinatal;
  • Infecções frequentes e uso de medicação hiperglicemiante (por exemplo: corticosteróides, tiazídicos, beta-bloqueadores);
  • Visão turva constantemente;
  • Cansaço crônico e sono excessivo;
  • Dificuldade na Cicatrização de Feridas;
  • Formigamento nos Pés e Furunculose;
  • História de Abortos de Repetição ou Mortalidade Perinatal;
Hipócrates, há cerca de 2500 anos, já dizia: “faça do alimento o seu medicamento” e até hoje esta frase pode ser bem aplicada aos dias atuais. É importante que o tratamento para a Diabetes tipo 2 seja realizado por uma equipe multidisciplinar (Ginecologistas, Urologistas, Psicólogos, Psiquiatras, Nutricionistas, Educador físico, Pastores e etc.), desta forma, o paciente poderá obter um resgate de seu bem estar com integridade física, metabólica, emocional e espiritual, além de aprender a realizar corretamente as medições das taxas de glicose no sangue ao acordar e após as refeições conciliando o uso correto da insulina ou hipoglicemiantes orais, (como a Metformina), com o acompanhamento adequado e personalizado de um nutricionista que promoverá um respaldo positivo para a qualidade de vida através da reeducação alimentar com prescrição nutricional adaptada ao metabolismo do paciente. Vale ressaltar, que para aqueles que já desenvolveram a doença devem sempre estar preparados para possíveis Intercorrências, e para isso sempre ter em mãos um cartão de identificação com o nome, telefone e a especificação do tipo de Diabetes. Uma das intercorrências mais significativas é o surgimento de alguns dos sintomas de hipoglicemia (níveis de glicose no sangue abaixo de 70 mg/dl) com a sensação de tremores, tontura, sudorese, dor de cabeça e coloração pálida, então, para tal efeito, é necessário haver a medição da glicose no sangue com aparelho especifico para tal procedimento, caso haja constatação do fato, é importante sempre ter em mãos um a dois sachês pequenos de mel, ou balas a serem consumidos imediatamente. Se porventura, os sintomas apresentados foram de hiperglicemia (níveis de glicose no sangue acima de 240mg/dl) com a sensação de falta de ar, respiração que cheira frutado, náuseas e boca muito seca, neste caso, é necessário que a pessoa receba imediatamente os cuidados necessários em um pronto atendimento médico mais próximo.



Leia mais:

  • Recentes
  • Populares

CASAMENTO VITALÍCIO, ...

Graça e paz queridos irmãos,É ...

NEGAÇÃO E RAIVA - FASES ...

Todas as pessoas que enfrentam ...

PERGUNTAS FREQUENTES ...

Meu marido pediu o divórcio, o ...

O PODER DA ORAÇÃO

Todo cristão sabe o poder que a ...

DEUS CRIOU O SEXO SEGURO ...

1 Coríntios 6: 18 - Fujam da ...

HIPERTENSÃO OU ...

Que maravilha nós mulheres! É ...

TESTEMUNHO DE VIDA EM ...

Um acidente, uma morte... Tragédia ...

MINUTO COM DEUS

O desejo de levar a palavra de ...

DEUS DO IMPOSSÍVEL

Ingrid Vilela, após 4 enfermidades ...

O PODER DA ORAÇÃO

Todo cristão sabe o poder que a ...

MILAGRE AO SOM DE ...

Ela não podia ter filhos, mas ...

A IGREJA PERSEGUIDA

O desafio de pregar na região ...

Faznet
Leia mais:
03/02   HIPERTENSÃO OU PERIMENOPAUSA? - " Que maravilha nós mulheres! É como diz a letra daquela linda canção ..."
25/11   A DOENÇA SILENCIOSA - " Até bem pouco tempo, o diagnóstico de diabetes era praticamente uma ..."
29/08   SEU ORGANISMO TE CONTROLA? - " Seu organismo te controla? Pede doces, petiscos... Como melhorar essa ..."
  • Prev
 Nos dias de hoje, o evangelho da graça não é mais de graça. Valores distorcidos tomaram conta do ...
O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. Ora, se somos filhos, ...
As pessoas hoje são cada vez mais inconstantes em todos os aspectos de suas vidas, inclusive no ...
Seu organismo te controla? Pede doces, petiscos... Como melhorar essa situação? Há pessoas que ...
Até bem pouco tempo, o diagnóstico de diabetes era praticamente uma sentença de morte, no entanto, ...
Os jovens de hoje não estão preparados para falhar, porém, todos nós falhamos. A palavra de Deus ...
“Tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé.” Hebreus 12:2a Quando conversamos ...
Que maravilha nós mulheres! É como diz a letra daquela linda canção recitada pelo grupo Diante do ...