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Seu organismo te controla? Pede doces, petiscos... Como melhorar essa situação?



Há pessoas que relatam não conseguirem ficar sem ingerir moderadas ou grandes quantidades de doces, outros relatam ter vontade exagerada de ingerir petiscos. Os sintomas vão além da vontade de ingerir doces, ou outros alimentos, mas, calma! Essa situação tem solução. Primeiramente em 1 Coríntios:12 a palavra do Senhor Deus relata que “todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma”, ou seja, devemos exercer um autocontrole interno para que reproduza em nós uma constante disciplina que possa nos trazer benefícios satisfatórios à nossa saúde mental, espiritual e física. Em segundo plano é preciso consultar um nutricionista para verificar qual tipo de deficiência está relacionada à vontade exagerada de comer doces ou outros alimentos. 

O cérebro é um órgão que necessita da glicose disponível na corrente sanguínea (carboidratos de médio a baixo índice glicêmico). Porém, não devemos ser tão controlados por esses impulsos súbitos ao longo do dia e nem tão radicais, extremistas a ponto de eliminar todo e qualquer tipo de carboidrato da dieta. Quando há uma “eliminação total” no consumo de carboidratos, então, iniciasse uma produção exagerada de corpos cetônicos e o organismo utiliza proteínas e gorduras como fontes de energia. Esses corpos cetônicos podem levar a uma intoxicação no indivíduo levando a sintomas indesejáveis como dores de cabeça, mau hálito, perda de massa muscular, depleção do sistema imunológico, tremores, fadiga, suores, sonolência, alterações metabólicas e até desmaios em casos extremos, além de afetar a produção de serotonina, um neurotransmissor capaz de influenciar nos níveis do humor. Esta vontade quase que incontrolável pela ingestão de doces ou petiscos pode estar associada a vários fatores como:

- DEFICIÊNCIAS NA ALIMENTAÇÃO: Ingestão inadequada de alguns nutrientes, ou longos períodos sem alimentação podem proporcionar deficiências de “bons” carboidratos, proteínas, gorduras poliinsaturadas e monoinsaturadas, minerais e vitaminas (Ácido fólico, Vitamina B6, Magnésio, Zinco, Vitamina B12, Biotina, Vitamina D, Cálcio, Ferro, Vitamina C, Potássio entre outros).

- TPM, DEFICIÊNCIA DE SEROTONINA, TRIPTOFANO E DEFICIÊNCIA DE VITAMINAS: Se há uma vontade de doces no final do dia que não precisa ser somente por doces, mas sim por salgados de lanchonetes e padarias ou massas que podem ter associação com deficiência de um hormônio do humor chamado serotonina, que aliado à deficiência de polifenóis, deficiência de Vitaminas E, B6, B9, B12, D e minerais como zinco, magnésio, selênio, potássio, Cobre entre outros podem provocar essa vontade quase incontrolável.  Os sintomas da deficiência severa de Serotonina são: depressão, Instabilidade emocional, Bulimia, Anorexia, distúrbio do sono, ansiedade constante e frequente, tensão muscular à noite, sono agitado, possibilidade de aumento da percepção da dor e sintomas na TPM.

- MASTIGAÇÃO, DEFICIÊNCIA DE FIBRAS E INSUFICIÊNCIA INSULINÊMICA: Pouca mastigação e deficiências de fibras na alimentação (integrais, Hortaliças e legumes) podem ser um indicativo de baixa “sinalização cerebral” (hipotálamo) proporcionada pelo hormônio da saciedade a Leptina. A baixa liberação momentânea de Insulina (hormônio que coloca o “açúcar” (glicose) dentro das nossas células) ou resistência insulina em casos de obesidade, quadro que é caracterizado por uma insuficiência insulinêmica, pode fazer com que o corpo “pense” que não há energia suficiente para as células e faz a pessoa comer mais.

- BAIXA CALORIAS, JEJUNS E ESTRESSE: Se a vontade de comer alimentos ricos em calorias for bastante acentuada ao longo do mês, esta situação tão comum pode ter como causa a permanência de longos períodos do dia sem se alimentar, tendo como consequência, a liberação do hormônio do estresse, o cortisol, que é responsável por aumentar a energia no nosso corpo e para isso ele emite sinais no cérebro para que haja uma “ingestão” de energia, no caso, de alimentos ricos em calorias e quase de maneira incontrolável como doces, massas, tortas, guloseimas, salgados entre outros.

- ÁGUA E DESIDRATAÇÃO: Quando estamos com sede, já é um início de leve desidratação. A desidratação pode ser entendida pelo nosso cérebro como fome, o que nos faz comer ou ter vontade de comer algum alimento. Então, ingerir no mínimo 1,5 a 2 litros por dia, ajudará na hidratação corporal e no transporte dos nutrientes pelo organismo.

CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES

A palavra do nosso Senhor Deus relata em 1 Coríntios: 19 que “Ou não sabeis que o vosso corpo é templo do Espirito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? ”. Portanto é necessário que cuidemos de nosso corpo espiritual e do nosso corpo físico aqui no Planeta Terra onde nosso Senhor permitiu que estivéssemos morando até partimos para a eternidade, isso agrada a Deus. A alimentação saudável requer a prática de escolher alimentos mais ricos em nutrientes que irão satisfatoriamente proporcionar uma melhor saúde metabólica como consequência a saúde física e mental para o indivíduo. Esta alimentação saudável está diretamente relacionada a qualidade de vida, que associado a atividade física diária ou semanal e a nossa intimidade com o nosso Deus Pai poderá agregar valorosos benefícios a longo prazo em todas as áreas de nossa vida. Vale ressaltar, que a consulta com o nutricionista é de fundamental importância para obter melhores resultados ou uma equipe multidisciplinar (Ginecologistas, Urologistas, Psicólogos, Psiquiatras, Nutricionistas, Educador físico, Pastores e etc.) para solucionar da melhor forma todas as intercorrências que podem estar atrapalhando a integridade física, metabólica e emocional do indivíduo. Não faça “testes” sem orientações adequadas, já que cada ser humano possui suas individualidades, mesmo que as pessoas possuem o mesmo grau de parentesco, podem obter respostas diferentes aos tratamentos.



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