As pessoas hoje são cada vez mais inconstantes em todos os aspectos de suas vidas, inclusive no lado espiritual. Entenda a importância de ser constante na fé.

Com efeito, tendes necessidade de perseverança, para que, havendo feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa. Porque, ainda dentro de pouco tempo, aquele que vem virá e não tardará; todavia, o meu justo viverá pela fé; e: Se retroceder, nele não se compraz a minha alma. Nós, porém, não somos dos que retrocedem para a perdição; somos, entretanto, da fé, para a conservação da alma (Hebreus 10.36-39).

O ser humano vem apresentando uma inconstância cada vez mais frequente em aspectos humanos e principalmente espirituais. Relacionamentos se iniciam e terminam com facilidade, felicidade se torna tristeza em questão de segundos, o humor oscila em intervalos cada vez menores e o mais preocupante: muitos cristãos tem cultivado e cultuado uma fé abalável, mutável e instável. O ser humano é constituído de três partes: corpo, alma e espírito (1Tessalonicenses 5:23). O corpo foi formado do pó da terra; o espírito humano foi formado quando Deus soprou nele o fôlego de vida e o homem tornou-se alma vivente (Gn 2:7). A alma humana, que é sua pessoa, sua personalidade, tem três partes: mente, emoção e vontade, e ela é a “responsável” por toda essa inconstância que vem dominando a fé do cristão. Quando agimos pela nossa alma, ou seja, pelo nosso ser natural, somos facilmente conduzidos pelos sentimentos e circunstâncias que surgem ao nosso redor. O espírito humano foi criado como um recipiente para conter o Espírito de Deus e também possui três partes: consciência, comunhão e intuição. A vontade do Senhor Jesus é que esse Espírito possa dominar nossa alma, nos salvando da autossuficiência e de nossos sentimentos vãos que nos levam à instabilidade. A intenção de Deus é transformar, por meio do Espírito, a fé inconstante em uma fé firme e imutável, assim como Cristo se mostrou ser aqui na terra, apesar das difíceis situações exteriores Ele se manteve firme e constante na fé.

por Fabiana Massula

* Estudante do ensino médio, leva a palavra do Senhor a jovens de várias idades através de seu chamado missionário e do trabalho de sua igreja.